Os Sistemas de Planejamento e Programação Avançados (APS) tem como premissa a programação por capacidade finita que permite considerar as reais capacidades dos recursos disponíveis, o relacionamento entre ordens, priorizar operações, materiais e outros recursos. E é de extrema importância que você saiba quais são as principais classes de APS existentes no mercado, veja:
O foco principal está na programação. Ele é um sequenciador de ordens de produção, porém, sempre será necessário um sistema ERP para processar a rotina de cálculo de necessidades, criar as ordens de produção que serão entregues ao FCS para sequenciamento.
O foco principal está na programação e no planejamento. O APS é um gerador e um sequenciador de ordens de produção e compras. Sendo assim, o sistema não depende de um MRP para prosseguir. Ele é capaz de gerar ordens de produção e compras se encarregando também de processar o sequenciamento.
O sistema Drummer é genuinamente um APS classe 2, possui funções de planejamento e programação avançados, além de resolver o principal problema dos ERPs atuais, que é o planejamento por capacidade infinita.
O Drummer APS gera ordens de produção, faz todo o sequenciamento delas e na sequência se encarrega de gerar as ordens de compras. É responsável por obter uma perfeita sincronia e balanço do processo produtivo, baseando-se nos gargalos de produção.
O Drummer APS se encarrega também de fornecer respostas rápidas à mudanças imprevisíveis que podem ocorrer naturalmente dentro de um processo produtivo.
O Drummer Suite possui uma sequência de módulos responsáveis por atender todas as necessidades do processo produtivo, desde o planejamento, chão de fábrica, estoque de produtos acabados, matérias primas e fornecedores.
Em termos de funcionalidades, o Drummer Suite atende perfeitamente os três principais elos da cadeia produtiva:
Para sugerir a reposição dos estoques dos clientes temos o Drummer VMI, que se responsabiliza por fazer uma gestão dinâmica deles. O Drummer Mix que está relacionado à definição de produtos com a melhor rentabilidade financeira. E temos também o Drummer Project que é voltado para indústrias que tem produção por encomenda, com atividades de engenharia que devem ser cumpridas antes da fabricação propriamente dita.
Já no chão de fábrica o Drummer Suite apresenta também ferramentas imprescindíveis para aumentar produtividade. Temos o Drummer MRP que é um gerador de ordens realistas de produção, um importante fator que irá impactar na agilidade de respostas do pessoal de PCP. Temos também o Drummer APS que se encarrega de fazer o sequenciamento da produção levando em conta análise com capacidade finita. E ainda contamos com o Drummer e-Kanban para empresas que trabalham com o conceito de Kanban. É importante ressaltar que somos pioneiros no desenvolvimento deste tipo de aplicativo.
No ponto de vista de fornecedores que é o elo final da cadeia produtiva temos o módulo de suprimentos, responsável por gerar ordens de compras e sugerir reprogramação das ordens já colocadas nos fornecedores.
Além disso, para dar suporte completo a todos estes módulos temos o Drummer Connect que é o módulo responsável pela integração de dados com sistemas ERP corporativos, através de templates prontos (para os principais ERPs de mercado) ou customizados.
Sendo assim, o Drummer Suite atende ambientes MTS, MTO e ETO - ou mesmo híbridos.
O que diferencia o Drummer no mercado é justamente a possibilidade de responder de forma ágil à todas as questões de planejamento e programação da produção. Atividades que normalmente levam horas ou mesmo dias feitas em sistemas não integrados ou planilhas, passam a ser feitas em segundos.
Implementando um sistema APS dentro de sua indústria, você estará aumentando produtividade, lucros e reduzindo prazos de entrega. Conheça o Drummer APS e sincronize sua produção de forma ágil.